Gestão autárquica à portuguesa.

A Câmara Municipal de Óbidos dá ufana notícia de que prevê gastar apenas 400 euros na iluminação de Natal da vila (este ano, pressupõe-se) em vez de 3500 euros, por ter substituído todas as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED.

Para produzir esta poupança de aproximadamente 3 mil euros a dita autarquia gastou – “investiu”, diz a notícia – 100 mil euros na aquisição das tais lâmpadas LED.

Fazendo uma conta muito simples, 1.º) pressupondo constante e igual a 3 mil euros o valor anual da poupança em consumo energético e, 2.º) não contando com prováveis juros a pagar pelos 100 mil euros gastos na compra, pode concluir-se que o “investimento” levará apenas(!) 34 anos a amortizar.

Se você ainda se questionava quanto à origem dos incomensuráveis gastos públicos neste país… bem, é só multiplicar este exemplo de “investimento” pelo número total de entidades do Estado existentes (do poder local e do central) e ficará com uma ideia do montante da conta (que lhe vão cobrar em impostos).

A notícia é omissa quanto ao valor que o município gastou no aluguer de de uma pista de gelo da classe A e de quanto irá gastar em todas aquelas tretas, perdão, acções ecológicamente correctas anunciadas, porque isso não tem obviamente importância nenhuma em face do valor da “preocupação ecológica” da empresa organizadora do certame.

Nota: A imagem que ilustra este postal é picada de uma outra notícia do mesmo jornal que divulga uma outra iniciativa cultural de grande valia mas incomparavelmente menos dispendiosa – um exemplo de que ainda é possível fazer coisas muito interessantes com pouca despesa.

One response to “Gestão autárquica à portuguesa.

  1. Necessário “agir” diz. Pois leia e comente se achar por bem.
    http://heitaxi.wordpress.com/2011/12/12/vamos-reconstruir-portugal/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s