Portugal: da estagflação à depressão.

Enquanto as grandes economias em recessão prolongada (como os EUA, o Japão e alguns países dentro da própria UE) estão a hiperinflacionar (em desespero de causa) para tentar evitar cair em estagflação (ou mesmo em depressão económica),

Gráfico: Securities Holding and Bank Reserves - Cumulative differences.

clique nas imagens para as ver maiores*

Gráfico: Adjusted Monetary Base 2010-11 - FED

as pequenas economias estagflacionárias presas na armadilha da moeda única (como Portugal, a Grécia e a Irlanda, p. ex.) já caminham inelutavelmente para essa mesma depressão – sendo nesta altura perfeitamente irrelevante se entretanto pediram ou não resgate ao FEEF/FMI.

Quem usa ler-me sabe que até ao presente nunca defendi a saída de Portugal da moeda única europeia. Mas, essa parece ser agora, de facto, a única solução para o seguinte dilema: uma profunda e prolongada depressão económica ou a perda total da soberania nacional.

Uma vez mais – e já é a terceira – um governo socialista conduziu este país à beira da insolvência. Só que desta vez não se limitaram a gastar demais e a destruir algumas actividades económicas seleccionadas a mando de Bruxelas, mas demoliram a própria base económica da nação. A acreditar no provérbio popular, “à primeira cai toda a gente, à segunda cai quem quer, à terceira cai quem é parvo”. Deixo aqui à consideração popular estoutro (proverbial) dilema.

*As imagens foram copiadas ambas daqui, onde estão explicadas e têm referenciadas as respectivas fontes.

Nota: Desde 14 de Maio de 2008 (sim, 2008) que debalde  se vem fazendo aviso sobre a certeza deste desfecho em consequência da errada política económica (social e fiscal) do governo socialista agora (felizmente) demissionário. Ficam aí em baixo os linques para quem tiver tempo e paciência para ler.

A emigração e os falsos números do desemprego em Portugal.
zedeportugal 14-05-2008

E vão dois…
zedeportugal 21-02-2009

A recessão já aí está, a depressão virá.
zedeportugal 14-03-2009

Economistas: Os novos oráculos.
zedeportugal 20-07-2009

O Caminho da Depressão*
zedeportugal 14-07-2010

Em tempo de crise os portugueses investem…
zedeportugal 12-08-2010

3 responses to “Portugal: da estagflação à depressão.

  1. Estamos a ir ao fundo…
    Tb pensei nisso: que uma solução passaria por abandonarmos o euro😦

  2. Seja bem (re)aparecida por estas paragens Fátima.
    O maior problema em sairmos do euro (que até podia ser temporariamente, por exemplo, até atingirmos um determinado objectivo em termos de crescimento económico) não é técnico, mas psicológico.
    Os socialistas no poder são uma cáfila de vaidosos (veja-se a pressão para continuar com as obras do TGV, que é um transporte que não serve as populações dos lugares por onde passa, mas serve para “as pessoas importantes” se deslocarem entre cidades capitais) que se julgam jovens, ricos e cheios de sucesso. Brevemente acordarão e perceberão que afinal são velhos, pobres e completamente fracassados.😦

  3. Porque silenciam a ISLÂNDIA?
    (Estamos neste estado lamentável por causa da corrupção interna – pública e privada com incidência no sector bancário – e pelos juros usurários que a Banca Europeia nos cobra.
    Sócrates foi dizer à Sra. Merkle – a chanceler do Euro – que já tínhamos tapado os buracos das fraudes e que, se fosse preciso, nos punha a pão e água para pagar os juros ao valor que ela quisesse.
    Por isso, acho que era altura de falar na Islândia, na forma como este país deu a volta à bancarrota, e porque não interessa a certa gente que se fale dele)
    http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=349&id=23501&idSeccao=3973&Action=noticia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s