Os impactos de uma curva de rendimentos invertida.

Apesar da intervenção de ontem do BCE no sentido de tentar normalizar a distribuição da curva dos rendimentos por prazos dos títulos de dívida pública portugueses, a inversão continuou e voltou a acentuar-se hoje a subida dos juros, em especial para os prazos mais curtos.

Dívida pública PT 10 Mar - Bloomberg

Isto significa – tentando explicar de um modo muito simples – que os investidores (agora diz-se “os mercados”) perderam confiança no longo prazo, isto é, que as espectativas de obter rendimento nas aplicações de longo prazo são mínimas (ou nulas) e, portanto, deixaram de ser interessantes como investimento.

Do ponto de vista do consumidor isto significa, por exemplo, que os empréstimos de taxa fixa tendem a tornar-se menos onerosos do que os de taxa variável, cujos juros tendem a subir rapidamente.

Esta falta de confiança dos potenciais compradores de dívida pública reflecte-se no direccionamento preferencial dos seus capitais para a aquisição de acções (de valores) designadas como “defensivas” – entre as quais se incluem as de empresas que negoceiam produtos petrolíferos. Esse aumento da procura reflecte-se, necessariamente (pelo menos no curto prazo), no preço desses produtos – certamente já terá dado por isso – o que agrava os problemas das economias mais dependentes dos produtos petrolíferos, como é o caso do nosso país.

Esta situação insustentável da Economia portuguesa é, tão somente, o corolário de seis anos da “governação de sucesso” da dupla ‘de Sousa-dos Santos’.

One response to “Os impactos de uma curva de rendimentos invertida.

  1. Eles nunca estiveram preocupados em salvar a Economia portuguesa, mas apenas em salvar as contas (deles)…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s