Portugal socialista ou

pequenoMediocridade ensaio sobre a mediocridade.

 

Para enfatizar esta transcrição do Paulo Morais no Blasfémias e este meu postal anterior, deixo-vos aqui uma historieta baseada num caso real ocorrido numa cidade norte-americana.

Um professor de Economia de uma Faculdade situada na grande área urbana de Minneapolis é confrontado pela 1ª vez com uma determinada turma cujos alunos acreditam firmemente que o socialismo, enquanto igualizador entre os ricos e os pobres, é a solução para os problemas económicos e sociais do seu país e do mundo.

O professor, muito experiente, diz aos alunos que aceitará como verdadeira a hipótese deles se eles próprios aceitarem submeter-se a uma experiência de vivência socialista dentro da turma, nos seguintes termos:

Todos os alunos da turma terão a mesma classificação em todas as provas, a qual será a média calculada dos resultados de cada aluno, eliminando-se desta forma as reprovações e também, inevitavelmente, os excelentes.

Os alunos aceitaram. No 1º teste a classificação comum foi de Bom. Os alunos muito trabalhadores, habituados a atingir as classificações de Muito Bom e Excelente ficaram decepcionados; ao contrário, os alunos mais preguiçosos ficaram muito contentes.

No 2º teste, os alunos muito bons e  excelentes decidiram que não valia a pena tanto esforço e estudaram menos. O resultado foi uma classificação comum de Suficiente e a maioria dos alunos ficou muito insatisfeita. No teste seguinte, o 3º, seria o descalabro: a classificação média atingiu o pior nível qualitativo – Mau.

Os alunos zangaram-se entre si e começaram a apontar culpas uns aos outros pelo falhanço colectivo. Isto não vos parece familiar?

De forma aparentemente paradoxal, é também este estado de mediocridade que permite situações como esta: O oportunismo ocupa o lugar da competitividade pelo mérito. 

2 responses to “Portugal socialista ou

  1. Importa-se que leve ’emprestado’? Obviamente que não me esquecerei de mencionar o link.😉
    IM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s