Agnus Dei.(5)

Eis que Jesus sobe a Jerusalém e anuncia aos seus discípulos pela terceira vez a sua paixão, crucificação e morte:

… o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, que o vão condenar à morte. Hão-de entregá-lo aos pagãos, que o vão escarnecer, açoitar e crucificar. Mas Ele ressuscitará ao terceiro dia. …
(Mateus 20, 18 e 19)

.

.
E, o que fazem os  discípulos perante este anúncio?
Questionam-no sobre esta sua decisão, sobre a necessidade deste seu sacrifício? Tentam impedi-lo de ir?

Não. Pedem-lhe lugares de poder junto dele:

… «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda.» Jesus respondeu: «Não sabeis o que pedis. (…) Os outros dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. …
(Marcos 10, 37-38 e 41)
.
Mesmo perante o supremo sacrifício de amor da sua própria morte, a ambição do poder e a cupidez de alguns homens (e estes não eram uns quaisquer, mas seus discípulos) não cessa.
Como poderia deixar de haver – que justiça seria a de Deus se não houvesse – um julgamento final?
.
Ah! Mas todas estas coisas só são verdadeiras para aqueles que acreditam em Deus e na sua Justiça – dirão os não crentes.
Não! Mesmo os que não acreditam em Deus sabem que tudo o que existe no universo depende de estados de equilíbrio. E, que todos os desequilíbrios se reequilibrarão, mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de ou de outra*.
.
*Por exemplo, o sistema solar, do qual faz parte o planeta Terra, deve a sua existência ao tremendo e explosivo reequilíbrio de uma estrela gigante vermelha que existia uns milhões de anos antes, de acordo com os actuais conhecimentos de Física e Astronomia.
Há muitas maneiras de reconhecer a existência de Deus e são muitos os cientistas que aí chegaram por via da Ciência. No entanto, só há um caminho para chegar até Ele: Jesus Cristo. Conforme está escrito: “Eu sou o caminho, a verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim.” (João 14, 6)
.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s