O bolso dos portugueses não aguenta tanto socialismo.

Mais um imposto sobre o imobiliário:

Governo assume que é prioridade: seguro contra sismos vai ser obrigatório

Estava prestes a escrever um texto para explicar a ineficácia de um seguro universal deste tipo quando deparei com este, do Miguel no Insurgente, que o faz com bastante clareza:

… vamos imaginar que o sismo de ontem, em vez de uns meros 6 tinha atingido uns assinaláveis 8 ou 9 na escala de Richter. O grau de devastação do Algarve à Grande Lisboa teria sido extremamente significativo. Contrariamente aos acidentes de viação ou outros riscos mutuados, as perdas dos segurados são forte e positivamente correlacionadas e os montantes de danos de tal modo elevados que “devoram” todo o capital das seguradoras. Inexplicavelmente, no i diz-se convictamente que “Uma coisa é certa: quanto mais generalizado for a cobertura anti-sismo, menor será o custo para cada segurado“. Nada mais errado. Quanto mais generalizado maior será o risco assumido pelas seguradoras. Para agravar a questão temos o supracitado “fundo de risco sísmico”. Neste tipo de seguro só uma seguradora multi-nacional conseguiria diversificar o risco. O que não é caso. Caso ocorresse um sismo todas as seguradoras seriam afectadas pelo que, para servir como garantia efectiva, o fundo teria dispor de montantes idênticos ao capital segurado. …

Estes tipos não param até Portugal estar exactamente na mesma situação que a Grécia.

Espantoso é mesmo que, depois deste bando cor-de rosa lhes ter ido ao bolso vezes sem conta, os portugueses ainda não tenham percebido a simples verdade posta lá em cima como título!

Aqui em baixo, só um pequeno exemplo de como o Estado está muito preocupado com a segurança daquele que é o bem mais precioso dos portugueses – a sua saúde:

 

1ª página do jornal público

.

3 responses to “O bolso dos portugueses não aguenta tanto socialismo.

  1. Esta gente só está bem é a inventar esquemas para nos fazer pagar ainda mais!
    Ao que parece, está fora de questão adoptar medidas técnicas de prevenção (na construção dos edifícios, no ordenamento das zonas urbanas e urbanizáveis, na informação das pessoas,…). Provavelmente nem conhecem tais medidas.
    Não é só o bolso que já não aguenta tanto socialismo (= tanta estupidez, tanta imbecilidade) – é também a paciência.

  2. Ainda cá volto para deixar uma sugestão, com um postal que publiquei quando foi o grande sismo de L’Aquila e que considero que tem informação que é importante divulgar o mais possível – O Que Fazer em Caso de Sismo:
    http://aimagemdapaisagem.nireblog.com/post/2009/04/08/253-o-que-fazer-em-caso-de-sismo

  3. Fez bem em deixar aqui o linque para esse seu artigo com acesso às medidas de autoprotecção e conselhos práticos no caso de ocorrência sísmica.
    Há muita gente muito alarmada com a ocorrência sísmica da passada quinta-feira, dia 17 de Dezembro.
    Aconselho toda a gente a imprimir este documento, a lê-lo com atenção e a deixá-lo em lugar acessível para consulta em caso de emergência.
    O ideal será ter sempre preparada uma mochila velha contendo estas instruções, uma caixa ou estojo de primeiros socorros, uma lanterna e um rádio pequeno a pilhas, um cantil com água e algumas barras de cereais ou outro alimento de grande duração – e não se esqueça de verificar a validade dos produtos perecíveis todos os 6 meses.
    Muitas vezes, a maior parte dos ferimentos e mortes acontecem DEPOIS da catástrofe, por causas que seriam perfeitamente evitáveis se as pessoas soubessem exactamente o que devem fazer – como na califórnia, onde todas as crianças de todas as escolas são regularmente sujeitas a exercícios reais (chamam-se assim porque nos momentos iniciais não há aviso de que se trata de um exercício para tornar a situação mais realística).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s