O TGV, a Mota Engil e a farsa dos concursos de obras públicas em Portugal.

O primeiro-ministro, José Sócrates, vai anunciar no sábado, em Évora, o vencedor do primeiro concurso do projecto de alta velocidade ferroviária (TGV Poceirão-Caia), marcando o arranque do projecto em Portugal.
Na corrida à construção deste troço, que faz parte da linha Lisboa-Madrid, estão os agrupamentos liderados pela Brisa e Soares da Costa, por um lado, e a Mota-Engil, por outro. …

Este agrupamento
[Brisa e Soares da Costa] integra também a Iridium Concesiones de Infraestructuras, do grupo espanhol ACS, Lena, Bento Pedroso, Edifer, Zagope, a norte-americana Babcock & Brown Limited, o BCP e a Caixa Geral de Depósitos (CGD). …
O agrupamento liderado pela Mota-Engil integra também a Somague, a Teixeira Duarte, a MSF, a Opway, a Esconcessões, a francesa Vinci, o BPI, o BES, o banco Invest
[1] e a Alves Ribeiro – Consultoria de Gestão. …
(José Sócrates anuncia sábado vencedor do primeiro concurso do TGV, 11/12/09, OJE/Lusa)

Ao contrário do que afirma a notícia, estou absolutamente convicto que na actual conjuntura política está já escolhida a Mota-Engil. Cá estaremos para verificar o acerto desta previsão. Alguém quer apostar (alguma coisa que valha a pena)?

 

Ajuste directo

 

É que ele há muitas formas de ajuste directo.

[1]Banco Invest emite 50 milhões com garantia do Estado

Pós texto (12 Dez. 09, 15:00): Como se pode verificar aqui, o grupo de trabalho unitário do famoso blogue Um Jardim no Deserto enganou-se na previsão. Ou talvez não… Começa a ficar claro porque se silenciou a oposição do PSD a este projecto: não resta qualquer dúvida que comem todos do mesmo tacho.
De qualquer modo, ainda bem que ninguém aceitou a aposta🙂.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s