O 1º ministro promete 2 fábricas brasileiras,

(que talvez venham a instalar-se no Alentejo), por cada 25000 empresas portuguesas efectivamente perdidas.

 

Ricos e pobres

O primeiro-ministro, José Sócrates, destacou hoje a importância para a economia portuguesa do investimento que a empresa brasileira de aeronáutica Embraer vai fazer em Évora… (Público, Sócrates diz que projecto da Embraer em Évora marca nova era na indústria portuguesa, 26.07.2008, Lusa)

Ou talvez não…

A Embraer, …, admitiu, este sábado, numa nota de rodapé de um comunicado distribuído durante a celebração de um contrato que visa a instalação de duas fábricas no Alentejo, que as estimativas para o projecto em Portugal podem estar comprometidas. … (JN, Embraer admite não cumprir expectativas de projecto em Évora, 28 Julho 2008)

Confrontem-se os ganhos supostos com estas perdas certas:

Mais de 15 mil pequenos empresários de construção civil fecharam as portas em 2007. E, dados ainda não confirmados, referem que, só na primeira metade do ano corrente, o número já terá engrossado outros 10 mil. Estes valores foram ontem avançados pela Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME) e constam de uma carta enviada aos secretários de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e da Administração Local, à qual o DN teve acesso. Segundo a mesma fonte, num universo calculado de 70 mil pequenos empresários, a actual crise imobiliária afectou já cerca de 25 mil. No sector, encontram-se igualmente desempregados 60 mil trabalhadores por conta de outrem. … (DN, Indústria de construção perdeu 15 mil empresas num ano, 22 de Julho de 2008, Márcio Candoso)

Um impressionante balanço negativo para o governo de José Sousa (que prefere ser chamado de Sócrates).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s